Scupenaro em posse na 16° Legislatura da Câmara Municipal de Valinhos

Scupenaro foi Presidente da Câmara Municipal de Valinhos em 2017 e 2018

Eliminou todos os cargos comissionados das funções técnicas

O primeiro grande desafio de Israel Scupenaro como presidente, lá no início de 2017, foi exatamente a reestruturação da Câmara Municipal. A elaboração e aprovação de uma nova estrutura que atendesse as necessidades da Casa e as determinações do Tribunal de Contas do Estado, apontamentos que aconteciam há anos, era a prioridades foi um grande sucesso.

Realizou o tão esperado Concurso Público

Após a aprovação da nova estrutura outro grande desafio, a realização do concurso público, para então preencher a nova estrutura, conforme exigia o Tribunal de Contas precisava ser superado.

Naquela época, concursos públicos realizados em outros órgãos da cidade de Valinhos no mesmo período, foram motivo de escândalos e problemas que resultou até mesmo em cancelamento dos processos por parte da justiça. Chegaram a falar que na Câmara não seria diferente, que seria mais um concurso com problemas. Mas Scupenaro logrou a realização de um concurso com total sucesso.

Economia aos cofres públicos

Scupenaro cedeu o Anfiteatro da Câmara ao Poder Executivo para uso por parte da Secretaria da Cultura. Antes a Prefeitura pagava um aluguel altíssimo para utilizar o antigo cinema no centro da cidade. Hoje a economia somente com o aluguel ultrapassa os duzentos mil reais por ano aos cofres públicos.

Todas as ações visando economia aos cofres públicos  possibilitaram ao então Presidênte Scupenaro devolver mais de 1,5 milhão ao Poder Executivo. E com a devolução dessa verba, tornou-se possível a compra de dois veículos novos para transporte dos pacientes de Valinhos que realizam hemodiálise.

Cuidado com a acessibilidade e segurança

A Camara estava com a fechada cedendo e poderia a qualquer momento cair sobre alguém; a rampa de acesso para cadeirantes no plenário estava irregular; o local onde os vereadores ficavam nas Sessões, um mobiliário de madeira, estava cedendo e correndo risco de cair; a sala de reuniões, que recebe encontro entre os vereadores e a população, entidades, grupos em geral para discussão, não contava com segurança, nem saída de emergência e não comportava a quantidade de pessoas que frequentemente estava ali; e pior, o piso do plenário, onde já havia ocorrido acidentes com idosos devido as placas de borracha que se soltavam frequentemente.

Transparência e compromisso com a continuidade das mudanças

Scupenaro foi o primeiro presidente a propor uma equipe de transição composta por representantes da atual administração juntamente à uma equipe do novo Presidente(a) eleito(a). A fim de que os compromissos da Casa não sofressem qualquer prejuízo. Com isso, a nova administração pudesse contar com todas as informações necessárias para dar a devida continuidade aos processos e contratos em curso.

Aproximação com a população

Não podemos deixar de citar as ações de aproximação entre o Poder Legislativo e a população como o “SERÁ”, um projeto da administração Scupenaro que levou até os munícipes, através das redes sociais e da TV Câmara, informações com relação aos mitos e verdades sobre o trabalho dos vereadores.

SERÁ: Aqui em Valinhos, por exemplo, muitas pessoas acreditavam que os vereadores de Valinhos recebiam 13°, férias, que tinham plano de saúde, além de auxílios como acontece no Congresso Nacional, por exemplo, O que não é verdade. Não há nenhum benefício, nem verba de gabinete, nem plano de saúde ou auxílios, muito menos decimo terceiro e ferias; alguns ainda acreditavam que os vereadores de Valinhos recebem 10, 15, 20 mil reais de subsídio e que contam com verba de gabinete, o que também não é verdade. O Será ajudou a esclarecer esse mitos e levar as informações corretas à pulação.

CÂMARA EDUCAÇÃO: A Câmara também recebeu, através do projeto “Câmara Educação”, muitos alunos de escolas da nossa cidade para conhecer e participar com perguntas e sugestões sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA: Ainda em 2017, Scupenaro implantou o Portal da Transparência na Câmara Municipal de Valinhos, que foi auditado e não só aprovado, mas elogiado pelo Tribunal de Contas do Estado na visita de fiscalização anual que é realizada.

Além disso, com essa gestão transparente e democrática, trazendo todos para participarem, trabalhando em parceria com sua mesa diretora, sendo firme quando precisou, em 2017 e 2018, sob a presidência de Israel Scupenaro, a Câmara Municipal de Valinhos foi palco de muitas manifestações populares, reuniões com diversas classes e grupos de nossa sociedade.

Scroll to Top